

OPEN STUDIO
André Mendes
ano: 2025

EVENTO GAB
ano: 2024


O LIMIAR DO TEMPO
Marcus André
ano: 2024
-
"Tomar a análise de um perímetro condiz com o juízo da razão. A cadência de como se comporta este ou aquele espaço nos remete ao que o real delineia como experiência. Para passar de uma à outra forma lançamos mão de um ensejo justificativo, ou seja, tomamos a compreensão das coisas à medida que a plástica nos conforma um sentido..."

PREVIEW SP-Arte
ano: 2024

SP-ARTE
ano: 2023
-
"É preciso lembrar a força do sensível, a capacidade que possui um gesto criativo - mesmo que mínimo - de encontrar a surpresa no comum. Afi nal, o mais arrebatador na arte são aqueles primeiros instantes, em que a lógica é suspensa e os sentidos nos acordam para o novo..."

MURAL CENTRO
andré mendes
ano: 2023

PAISAGENS (QUASE) REAIS
lelli de orleans bragança
ano: 2022

ARRANJOS GEOMÉTRICOS
celso orsini
ano: 2021
-
"Arranjos geométricos é o título da extensa série de pinturas que Celso Orsini vem realizando ao longo da pandemia, da qual ele reservou algumas das mais bem sucedidas para exibir nesta sua individual em Curitiba..."

TOMIE OHTAKE
tomie ohtake
ano: 2022
-
"Tomie Ohtake veio ao Brasil a passeio em 1936. Ficou. Desde seu casamento em 1937 até 1952, interrompeu a pintura para se dedicar à família. Depois de retornar à arte em 1952, suas preocupações se deslocam aos poucos para o abstracionismo..."

L U G A R
andré mendes
ano: 2021
-
"Um menir, um ovo de ouro bramânico, uma pedra
filosofal sonhada pelo alquimista. A forma azul que
em silêncio nos convida a adentrar a exposição
Lugar do artista André Mendes, evoca a relação
oculta que os totens tecem com a gravidade..."

LADOS LADOS
andré mendes
ano: 2022
-
"Em “Lados Lados”, André Mendes nos convida a entrar em uma frequência que dissipa as noções mais elementares entre espaço e tempo, metafísico e material, real e imaginário..."

DEPOIS DA TEMPESTADE
cleverson oliveira
ano: 2023
-
"Durante sua jornada por vales, encostas, desertos e planícies atravessando as Américas, o artista-viajante Cleverson Oliveira interrompia sua caminhada em alguns momentos e empilhava pedras..."

AINDA ME FALTAM CORES PARA OS LUGARES QUE EXISTEM EM MIM
Verônica Filipak
ano: 2024
-
"Filipak apresenta uma obra que parte da produção manual ligada aos afazeres manuais, partindo de um trabalho feito por máquinas de costura e feltragem. Fruto de um trabalho primoroso, camadas de tecido vão se entrelaçando, construindo e dando forma à poética da artista – a paisagem..."

40 ANOS DE GALERIA
Galeria Zilda Fraletti celebra 40 anos de história com lançamento de livro em prol de causa social
ano: 2024
-
"Com o título “40 anos conectando pessoas à arte", o livro reúne textos e imagens que contam uma história de dedicação e paixão pela arte, destacando o papel da Galeria Zilda Fraletti na formação do mercado de arte em Curitiba e no Paraná. Durante quatro décadas, a galeria trouxe obras de artistas de todo o mundo..."

TALVEZ BUSQUE UM LUGAR ONDE JÁ ESTOU
Rogério Ghomes
ano: 2024
-
"Rogério Ghomes nos apresenta um cardápio especial de sua produção de imagens. Sutilmente, ele convida a pintura e a fotografia para um jantar e oferece partes de uma para a outra numa noite onde o que é consumido retorna como linguagem nova."

ELAS - do modernismo ao contemporâneo
Adriana Varejão, Ana Elisa Egreja, Beatriz Milhazes, Eleonore Koch, Iole de Freitas, Lygia Pape, Mira Schendel, Sandra Cinto, Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake
ano: 2024
-
"A exposição de obras de artistas mulheres na Galeria Zilda Fraletti, coincidindo com o seu 40° aniversário de fundação, é um momento com múltiplos significados..."

ELOGIO À NATUREZA
Lelli de Orleans
ano: 2024
-
"Na pintura de Lelli de Orleans, esse desejo se alimenta por cada centímetro da tela. Os olhos dançam, seduzidos por cada curva de folha, cada textura de tronco, cada vibração de cor..."

GRITO DA TERRA
Frans Krajcberg
ano: 2024
-
"O diálogo entre a arte e a vida não é tão simples quanto parece. De fato, não existe um espelho do mundo que se reflita em tela ou o que quer que seja. Mas, às vezes, existe uma extensão do ser, um caminho possível para interagir com o mundo, abrir nele um espaço, físico ou imaginário, para ali transformar..."