Menu
  • galeria@zildafraletti.com.br
  • + 55 41 3026-5999 + 55 41 99164-2882
  • Zilda Fraletti

    Av. Batel, 1750 – lojas 08, 10 e 12

    Design Center – Batel

    CEP: 80.420-090

    Curitiba – PR – Brasil

  • galeria@zildafraletti.com.br
  • + 55 41 3026-5999 + 55 41 99164-2882
  • Zilda Fraletti

    Av. Batel, 1750 – lojas 08, 10 e 12

    Design Center – Batel

    CEP: 80.420-090

    Curitiba – PR – Brasil

Katia Canton

Katia Canton é artista, escritora e educadora.
Nasceu em São Paulo, onde estudou arquitetura, dança e jornalismo. Também freqüentou cursos livres de arte com artistas-professores como Nelson Leirner, Naum Alves de Souza, LC Baravelli, Carlos Fajardo e Feres Khouri.
Posteriormente, vivendo em Nova York, tornou-se mestre em Performance Studies e PhD em Artes Interdisciplinares, ambos títulos obtidos na New York University. Sua tese de mestrado e doutorado articula a relação das artes com os contos de fadas.
É professora livre-docente e atualmente vice-diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP. Como escritora, dedica-se particularmente a livros sobre arte e a livros ilustrados a partir de contos de culturas diversas, tendo recebido vários prêmios, entre eles três Prêmios Jabuti. Como artista e educadora, realiza exposições, palestras, oficinas e residências artísticas no Brasil e no exterior.
Recentemente realizou uma pesquisa prática-teórica como pesquisadora convidada no departamento de Arte da Steinhardt School, New York University, sobre arte contemporânea, narrativa e contos de fadas envolvendo sua produção e a de outros artistas internacionais.
Exposições coletivas e residências:
-2008: residência na Universidade de Tumkur, na Índia, em 2008, departamento de Arquitetura, com exposição de aquarelas realização de e painel coletivo construído em oficina com crianças locais, intitulado ”Sonhos de um Mundo Melhor”.
-2009: exposição coletiva “Eros/Heroes”, fotografias, Atelier Colangelo/Ki Gallery, Turim, Itália.
-2009: exposição “ERA UMA VEZ...Arte Conta Histórias do Mundo”, Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo.
-2009: exposição “ERA UMA VEZ...Arte Conta Histórias do Mundo”, Centro Dragão do Mar, Fortaleza, Ceará.
-2011: exposição “Era uma Vez Andersen”, Biblioteca Hans Christian Andersen, São Paulo SP>
-2011: exposição de esculturas de arte pública sob o tema “Rozprávka” (contos de fadas) com a obra "Fairy Tale, Polska" (O Correio dos Contos de Fadas), em parque ao redor de resort, na cidade de Liptov, Eslováquia. Exposição de pinturas, desenhos e colagens na galeria local com obras feitas por crianças a partir de oficinas realizadas com diferentes públicos infantis, sob o tema “Um Q de contos de fadas”.
-2011: projeto Oxigênio II, instalação da obra interativa “Pote de Desejos”, no Parque Buenos Aires, em coletiva sob curadoria de Dácio Bicudo, São Paulo.

  • 2012: Projeto Oxigênio III, com a instalação de arte pública no Parque Buenos Aires intitulada "Rapunzel", São Paulo. Curadoria Dácio Bicudo e Katia Canton.
    -2013: artista convidada para a 10-edição da residência e exposição "European Artists", em Werden-Essen, na Alemanha. Exposição coletiva de artistas participantes em espaço expositivo em Essen, com publicação de catálogo contendo fotos e pinturas baseadas nos contos de fadas.
    -2014: SP Arte Brasília: série de pinturas “Contos de Fadas”, estande Paralelo Galeria, Brasília.
    -2014: Chapel Art Show: coletiva de artistas; participação com pinturas da série “Personagens” e “Profundezas do Bosque”. Artista homenageada: Judith Lauand.
    -2014: participação e coordenação na criação da obra “Um q de conto de fadas”, uma grande pintura de autoria coletiva, realizada juntamente com jovens da ONG Vida Jovem, São Paulo
    -2014: SP Foto, série “Contos de Fadas Eróticos”, estande Paralelo Galeria, São Paulo.
    -2015: “Interaktion Brasilien in Sacrow”, exposição com desenhos e instalações no Castelo Sacrow, em Postdam, Alemanha. Artistas como José Rufino, Alex Flemming, Lina Kim, James Kudo e outros reunidos numa ocupação que comenta a ditadura militar sob vários aspectos e poéticas. Curadoria de Tereza de Arruda.
    -2015: exposição SP Arte, Prédio da Bienal de São Paulo, série de desenhos e colagens inéditos, stand Paralelo.
    -2015: exposição PARTE Cidade Jardim—Telas série” Profundezas do Bosque”, stand galeria Paralelo.
    2015: SACII, residência internacional e exposição em espaço público no centro da cidade de Ilhabela. Curadoria: Renata Barros.
    -2015: SP Arte Foto, série “Ética/Estética”, shopping JK.
    -2015: Projeto Estadia, ocupação coletiva de quartos, Hotel Andradas, Centro, São Paulo; instalação sonora “Natalia: Conto sem Fadas”. Curadoria Dácio Bicudo.

-2015: Chapel Art Show, exposição coletiva, telas, desenhos e casinha-instalação. Artista homenageado: Nelson Leirner.
-2015: exposição “A Arqueologia do Vesuvio”, desenhos, Palazzo de Fusco, Pompéia, Itália. Curadoria: Severino Domenico.

-2015 PARTE Paço das Artes, desenhos, stand galeria Paralelo.

Exposições individuais:
-2012/2013: exposição comemorativa, “Era uma vez irmãos Grimm”, Biblioteca Hans Christian Andersen, São Paulo.
-2014: “Poema à vista”, projeto de arte pública, com 90 poemas visuais feitos em painéis de vidro colorido, situados em lugares públicos da cidade de São Paulo, SP (patrocínio Ericson do Brasil).
-2015: exposição “Ontem”, Paralelo Galeria, São Paulo, curadoria de Eliane Dias de Castro.
-2015: exposição “Bosque da Princesa”, Museu de Arte de Joinville, Santa Catarina. Curadoria de Adriana Rede.
-2015: exposição fotográfica da série “Contos de Fadas Eróticos”, Atelier Esthia, Roma, Itália. Coordenação de Christina Heger e Patricia Carmo.
-2015: exposição Ki Gallery, “Erotic Fairy Tales”, Turim, Itália
-2015: exposição “Castelos de Areia”, Sesc Água Verde, Curitiba.