Menu
  • galeria@zildafraletti.com.br
  • + 55 41 3026-5999 + 55 41 99164-2882
  • Zilda Fraletti

    Av. Batel, 1750 – lojas 08, 10 e 12

    Design Center – Batel

    CEP: 80.420-090

    Curitiba – PR – Brasil

  • galeria@zildafraletti.com.br
  • + 55 41 3026-5999 + 55 41 99164-2882
  • Zilda Fraletti

    Av. Batel, 1750 – lojas 08, 10 e 12

    Design Center – Batel

    CEP: 80.420-090

    Curitiba – PR – Brasil

Fernando Velloso

1930.Fernando Velloso nasce no dia 9 de agosto na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, onde passa parte da infância e faz os seus estudos fundamentais em escolas públicas.
1948 - É admitido na Escola de Belas Artes do Paraná que neste ano inicia suas atividades em sua cidade natal. Convive com o artista ítalo-brasileiro Guido Viaro seu primeiro mestre e amigo que o influenciou e conduziu a expressão moderna.
1949 - Primeira participação em evento artístico 2o Salão de Artes Plásticas de Primavera, Curitiba, onde recebe Menção Honrosa em Pintura para Artistas Novos, sua primeira premiação.
1950 - É admitido no 3o Salão de Belas Artes de Primavera e no 7o Salão Paranaense de Belas Artes além de participar da 1a Exposição de Pintura e Desenho da Aliança Francesa, todos em Curitiba.
1951 - Participa em Curitiba do 8o Salão Paranaense de Belas Artes e do 4o Salão de Belas Artes de Primavera onde recebe o 1o Prêmio em Gravura para Artistas Novos com três xilogravuras realizadas sob orientação de seu mestre Guido Viaro.
1952 - Forma-se no Curso de Pintura da Escola de Belas Artes do Paraná - Exposição dos Graduados na Sala de Exposições da Escola - Mostra de Artistas Paranaenses na Sala de Exposições do Departamento de Cultura - 5o Salão de Belas Artes de Primavera, 1o Prêmio em pintura na Divisão de Arte Moderna com a obra “auto-retrato”.
1953 - 10o Salão Paranaense de Belas Artes - designado para a Comissão Julgadora do 6o Salão de Belas Artes de Primavera, Curitiba.
1954 - 7o Salão de Belas Artes de Primavera, Medalha de Bronze em Gravura na Divisão Moderna - 11o Salão Paranaense de Belas Artes, Curitiba, Menção Honrosa em Gravura.
1955 - 5o Salão Bahiano de Belas Artes, salvador, Bahia - Membro da Comissão Julgadora do 8o Salão de Belas Artes de Primavera, Curitiba. Forma-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná recebendo grau de advogado.
1957 - 13o Salão paranaense de Belas Artes, Curitiba, Menção Honrosa em Pintura - Designado Membro da Comissão de Artes Plásticas da Biblioteca Pública do Paraná, Curitiba - Pintores do Paraná no Museu de Arte Moderna de São Paulo - 9o Salão de Belas Artes de Primavera, Curitiba, Medalha de Bronze em Pintura - 1o Salão de Gravura e Desenho para Todos, Sala de Exposições do Ministério da Educação e Cultura, Rio de Janeiro - 14o Salão Paranaense de Belas Artes, Curitiba (quando participa do Movimento de Renovação, protesto em defesa da arte moderna que resultou no Salão dos Pré Julgados). Cria e produz um programa semanal, noticioso e crítico sobre arte na Rádio Guairacá em Curitiba.
1958 - Realiza a primeira exposição individual, Galeria Cocaco, Curitiba - 15o Salão Paranaense de Belas Artes, Medalha de Bronze em Pintura - 10o Salão de Artes Plásticas de Primavera, Medalha de Bronze e Prêmio de Aquisição em Pintura - 6 Pintores do Paraná, Galeria Cocaco - Coletiva de Artistas Paranaenses, Teatro Guairá - 9 Pintores do Paraná, Teatro Guairá, todas em Curitiba.
1959 - Instala-se em Paris como Estudante Patrocinado pelo Governo Francês com o apoio do Governo do Estado do Paraná, realizando estágio no atelier do mestre cubista André Lhote no no 18 da rue D’Odessa em Montparnasse.
1961 - Encerra seu estágio no atelier André Lhote e realiza exposição individual na Galeria do Office du Brésil, Rue de Boetie em Paris ( hoje Galeria Debret ) onde mostra 18 obras abstratas. A tela “Forêt pétrifiée” é incorporada ao acervo do Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris. Retorna ao Brasil voltando a residir em Curitiba - Participa no 13o Salão de Belas Artes de Primavera, Medalha de Ouro e Prêmio de Aquisição em Pintura e no 18o Salão Paranaense de Belas Artes, Medalha de Ouro e Prêmio de Aquisição Universidade Federal do Paraná.
1962 - Salão do Paraná e 19o Salão Paranaense - Prêmio de Aquisição Fundepar em Pintura - 14o Salão de Belas Artes de Primavera - 6 Pintores do Paraná, Galeria Cocaco e no Teatro Guairá, Curitiba - Artistas Contemporâneos, Paranaguá - Pintores do Paraná de Hoje, Departamento de Cultura, Ponta Grossa - 1o Salão de Arte Contemporânea, Paranaguá - Membro da Comissão Julgadora do 6o Salão de Artes Plásticas Para Novos e do 14o Salão de Belas Artes de Primavera ambos em Curitiba - Eleito Diretor Secretário do Museu de Arte do Paraná, instituição privada criada neste ano.
1963 - Exposição individual - Fundação Cultural de Brasília, sala de exposições do Hotel Nacional, Brasília - 20o Salão Paranaense de Belas Artes, Curitiba, Prêmio de Aquisição Fundepar em Pintura - Coletiva na Casa do Estudante Universitário - 1o Salão de Natal dos Premiados, Graciosa Country Club, Curitiba - Membro da Comissão Julgadora do 15o Salão de Belas Artes de Primavera, Curitiba - Nomeado Chefe da Divisão de Promoções Culturais da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná.
1964 - Pintores Contemporâneos do Paraná no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (adquirida e incorporada ao acervo a tela “Grande Composição em Vermelho”) - 21o Salão Paranaense de Belas Artes - Prêmio de Aquisição Codepar em Pintura - Pintores Contemporâneos do Paraná, Biblioteca Pública, Curitiba - Membro da Comissão Julgadora do 16o Salão de Belas Artes de Primavera, Curitiba.
1965 - 3o Salão de Arte Contemporânea de Campinas, São Paulo onde recebe Menção Honrosa em Pintura - 22o Salão Paranaense, Curitiba - Pintores Contemporâneos no Clube de Engenharia e Arquitetura, Londrina - Membro da Comissão Julgadora do 9o Salão de Artes Plásticas para Novos, Curitiba e do 1o Salão de Arte Religiosa Brasileira, Londrina, PR.
1966 - Pintura Paranaense de Hoje, Londrina - Membro da Comissão Julgadora do 23o Salão Paranaense, Curitiba.
1967 - 3o Salão de Arte Contemporânea de Campinas, São Paulo - Artistas Contemporâneos do Paraná, Exposição Itinerante em Jacarezinho, Maringá, Cambe e Antonina - Membro da Comissão Julgadora do 3o Salão de Arte Religiosa Brasileira, Londrina.
1968 - Exposição Individual na Galeria Toca - Escala Laboratório de Cultura - Curitiba, Artistas Contemporâneos do Paraná em Florianópolis, Joinville e Apucarana - 10 Artistas do Paraná, Cebeu - Membro da Comissão Julgadora do 5o Salão de Artes Plásticas dos Gakusseis, Curitiba. Toma parte em Florianópolis, SC do 3o Colóquio dos Museus de Arte do Brasil.
1969 - Participa da Semana Cultural Del Paraná, Assuncion, Paraguay - Mostra Itinerante Panorama das Artes Plásticas do Paraná em Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Palmas, União da Vitória, Maringá e Londrina - 1a Mostra de artistas Paranaenses, Tibagi - 1o Salão Confronto de Arte Graciosa Country Club, Curitiba - Membro da Comissão Julgadora do 4o Salão da Cidade de Porto Alegre, RS - 26o Salão Paranaense e 6o Salão de Artes Plásticas dos Gakusseis, Curitiba. Participa em Belo Horizonte, MG do 4o Colóquio dos Museus de Arte do Brasil, sendo eleito 1o Secretário da Associação dos Museus de Arte.
1970 - Super Mercado da Arte, Galeria da Comendador, Curitiba - Membro da Comissão julgadora da Pré Bienal de São Paulo, Setor do Paraná e do 7o Salao de Artes Plásticas dos Gakusseis, Curitiba. Propõe a criação e a regulamentação Do Museu de Arte Contemporânea do Paraná sendo designado para as funções de Diretor, exercendo o cargo até 1984. É membro do Conselho Deliberativo da recém criada Fundação Teatro Guaíra em Curitiba. Participa e preside em Curitiba o 5o Colóquio dos Museus de Arte do Brasil.
1971 - Exposição individual na Casa da Cultura de Joinville, SC - Realiza exposição semi-individual na Sala de Exposições do Banco Nacional em Londrina - Artistas Plásticos do Paraná, Palácio do Buriti, Fundação Cultural do Distrito Federal, Brasília - Artistas Contemporâneos, Centro Israelita, Curitiba - Membro da Comissão Julgadora do 2o Salão de Arte Colegial, Curitiba, do Salão de Arte do I.B.C, Londrina e da Mostra de Arte da Integração Catarinense, Florianópolis.
1972 - Exposição individual na Galeria Real das Artes, Porto Alegre, RS - Mostra Arte Brasil/Hoje 50 anos depois, Galeria Collectio, São Paulo, SP - Exposição Itinerante Paraná/Arte/Hoje, Londrina, Jacarezinho, Cornélio Procópio e Curitiba - Artistas Paranaenses, Galeria Cocaco, Curitiba - Artistas do Paraná, Salão do Hospital de Clínicas, Curitiba - Grande Mostra de Arte, homenagem a Guido Viaro, Centro Cultural Dante Alighieri, Curitiba - Salão de Natal, Galeria do Banco Nacional, Curitiba - Pintura Paranaense, Associação Rotariana, Curitiba - Discípulos de Guido Viaro, Teatro Paiol, Curitiba - 5 Artistas Paranaenses, Galeria Felipe Corujão, Curitiba - Membro da Comissão Julgadora do 3o Festival de Arte Colegial. Participa no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro do 6o Colóquio dos Museus de Arte do Brasil sendo eleito Vice Presidente da Associação dos Museus de Arte. Designado para a Comissão Central da Feira de Arte e Artesanato e da Feira Popular de Curitiba.
1973 - Exposição individual, Sala de Exposições da Diretoria de Assuntos Culturais, Curitiba - 30o Salão Paranaense, Artista Convidado/Sala Ouro - 1o Salão do Mar, Santa Mônica, Praia de Leste - Pintura Paranaense, Rotary Clube, Grande Hotel Curitiba - Artistas Contemporâneos do Paraná, Universidade, Ponta Grossa - 1a Expo-Arte Câmara Jr. no Teatro Guairá, Curitiba e em Londrina - Exposição do Centro Cultural Eliseu Visconti, Rio de Janeiro e Curitiba - Exposição de Pintura da Feira das Bandeiras, Teatro Guaíra, Curitiba. Participa em Campina Grande, PB do 7o Colóquio dos Museus de Arte do Brasil.
1974 - 12 Artistas Contemporâneos do Paraná, Galeria Eucatexpo, Curitiba e São Paulo - Exposição Itinerante Paraná/Arte/Hoje, Paranaguá, Antonina, Guaratuba, Lapa, Paranavaí, Santo Antônio da Platina, Palmas, Siqueira Campos, Francisco Beltrão, Clevelândia, União da Vitória, Guarapuava, Cascavel, Toledo, Guaíra, Londrina, Maringá e Ponta Grossa - Inverno em Curitiba, Graciosa Country Club - Artistas Paranaenses de Todos os Tempos, Galeria Eucatexpo, Curitiba - Exposição Coletiva, Faculdade de Filosofia UFPR, Curitiba - Membro da Comissão Julgadora da Pré-Bienal de São Paulo, Setor do Paraná - 13o Salão de Artes Plásticas para Novos, Curitiba. Participa em Salvador, BA do 8o Colóquio dos Museus de Arte do Brasil sendo eleito Presidente da Associação dos Museus de Arte. Nomeado Membro efetivo do Conselho Estadual de Cultura do Paraná.
1975 - Abertura Artes Plásticas 75, Ciesa Show Room, Florianópolis, SC - A Arte no Paraná, Galeria Eucatexpo, Curitiba - Folia de Reis, Galeria de Arte Alpendre, Curitiba.
1976 - Participa como Artista Convidado do 2o Salão de Artes Plásticas do Iguaçu, Foz do Iguaçu - Coletiva Galeria Domus, Guarujá, SP - Exposição Itinerante Paraná/Arte/Hoje na sede do Touring Club, Brasília - 22 Artistas do Paraná, Congresso de Professores, Curitiba - Panorama da Arte no Paraná III - Artistas contemporâneos, Sala de Exposições do Banco de Desenvolvimento, Curitiba - Coletiva Classe A, Galeria Acaiaca, Curitiba - Mostra de Natal, Galeria do Banco Nacional, Curitiba - Membro da Comissão Julgadora do 33o Salão Paranaense, Curitiba. Membro da comissão Julgadora do 10o Salão de Arte de Belo Horizonte, MG. Eleito Membro do Conselho da Associação Brasileira de Museologia e da Associação de membros do ICOM-BR. Participa do 10o Colóquio dos Museus de Arte do Brasil, sendo reeleito Presidente da Associação de Museus de Arte.
1977 - Paraná Arte e Economia, Sala do Banco de Desenvolvimento, Curitiba. Mostra Verão de 77 e Arte Classe A, Galeria Acaiaca, Curitiba - Exposição Inaugural Cidadela/Arte Curitiba - Membro da Comissão Julgadora do 34o Salão Paranaense, Curitiba.
1978 - Exposição individual Galeria Victor Meireles - Clube 12 de Agosto, Florianópolis, SC. A obra “Floresta Reconstituída Marron” é incorporada ao acervo do Museu de Arte de Santa Catarina. 6o Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho, Sala Especial - Artistas de Curitiba, Galeria Sérgio Milliet da Fundação Nacional de Arte, Rio de Janeiro, RJ. Coletiva de Artistas Paranaenses, Clube Curitibano, Curitiba - Salão Passarola, Museu de Arte Contemporânea, Curitiba - Membro da Comissão Julgadora do 10o Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte, MG - 6o Salão de Artes Plásticas, Jacarezinho - 35o Salão Paranaense,Curitiba.
1979 - Mostra Los Artistas del Brasil, Embaixada do México, Brasília, DF - Cocaco 20 Anos Depois, Galeria Cocaco (que acolheu os artistas do movimento moderno em Curitiba) - Seletiva 79, Galeria Eucatexpo, Curitiba, Coletiva de Natal, Galeria SH 316, Curitiba - Membro da Comissão Julgadora do 7o Salão de Artes Plásticas, Jacarezinho e do 3o Salão de Artes Plásticas do Iguaçu, Foz do Iguaçu. Nomeado para a Chefia da Coordenadoria do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Esporte do Paraná. Designado representante do Estado do Paraná da Associação Brasileira de Museologia até o ano de 1985.
1980 - Viaja como convidado do programa de intercâmbio Parteners of the Américas, realizando visitas e palestras em instituições culturais do Estado de Ohio, USA, Acompanhando a exposição itinerante Artists from Ohio’s Brazilian Sister State na Hiestand Gallery, Miami University, Oxford, Lorain Community College Gallery, Elyria, N.O.V.A. Gallery, Cleveland e University Gallery, Cincinatti, Exposição do Encontro Nacional dos Críticos de Arte do Brasil, Curitiba.
1981 - Artistas Plásticos Paranaenses, Galeria Artenossa, Londrina – Membro da Comissão Julgadora da 3a Mostra de Formas Contemporâneas, UNIARTE 3, Curitiba.
1982 - Exposição semi individual na Galeria Ida e Anita, Curitiba – 1a Exposição Coletiva de Pintura no Instituto de Previdência do Estado, Curitiba – Membro da Comissão Julgadora da 4a Mostra de Formas Contemporâneas, UNIARTE 4, Curitiba – 4a Mostra do Desenho Brasileiro, Curitiba e 17o Salão de Belas Artes de Primavera,Curitiba.
1983 - Viaja como convidado do programa de intercâmbio Parteners of the Américas como observador na Middlefest 1993, em Middletown, Ohio, USA. Itinerante Paranaenser Kueastler Stellen in des Schweizaus no Kunstmuseun, Aarau e em Kursaal, Baden, Suíça – Exposição semi-individual – “Pintura em Quatro Tempos” Masson Galeria,Curitiba – Exposição Coletiva na Escola Suíço-Brasileira, Curitiba.
1984 - Viaja como convidado do programa de intercâmbio Parteners of the Américas, sendo coordenador das mostras de arte na Middefest 1994, e participando da Brazilian Painters at Middlefest’84, sala especial, Middletown, Ohio, USA – Arte Caridade, Galeria de Arte Banestado, Curitiba Coletiva de Natal, Max Stolz Galerie, Curitiba – Membro da Comissão Julgadora da 1a Mostra Moniquense de Artes Plásticas, Curitiba. Artistas Paranaenses na Fundação Álvares Penteado, em São Paulo.
1985 - Exposição individual Casabranka Galeria de Arte, Curitiba – Pintores do Paraná/Década de 60, Galeria de Arte Banestado, Curitiba – Artistas de Curitiba, Museu Guido Viaro, Curitiba – Coletiva Galeria Banestado, Curitiba.
1986 - Paraná Cor e Forma, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, tendo a tela “Visitantes da Floresta Reconstituída” sido incorporado ao acervo da instituição. Tradição e Contradição, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba. Paranaenses mais premiados nas 42 edições do Salão Paranaense – Museu Guido Viaro, Curitiba – Exposição Inaugural da Contemporânea Galeria de Arte, Curitiba – Grandes Artistas/Pequenos Formatos, Contemporânea Galeria de Arte, Curitiba – Membro da Comissão Julgadora do 43o Salão Paranaense, Curitiba e da 3a Mostra Moniquense de Artes Plásticas, Curitiba.
1987 - Exposição semi-individual, Galeria Gilda Cunha, Ponta Grossa – Coletiva de Verão Casabranka Galeria de Arte, Curitiba – Artistas Paranaenses, Artespaço Saint Germain de Prés, Curitiba – Coletiva de Natal, Contemporânea Galeria de Arte, Curitiba. Mostra Coletiva na Galeria de Arte Banestado.
1988 - 8a Mostra de Gravura Cidade de Curitiba, Sala Especial Gravadores Paranaenses das Décadas 50/60, Fundação Cultural, Curitiba – Exposição inaugural do Museu Municipal de Arte, Curitiba – Grandes Mestres da Pintura do Paraná, Galeria Ivanovich, Curitiba – 1a Coletiva de Inverno do Shopping Mueller, Curitiba – Exposição Comemorativa, Centro Cultural, Ponta Grossa – Coletiva de Final de Ano, Galeria Bico de Pena,Curitiba – 40 Obras do Acervo do Banestado, Galeria Banestado, Curitiba – Aquisições 88/Museu Municipal de Arte, Curitiba – Membro da Comissão Julgadora da 13a Exposição da Copel de Artes, Curitiba.
1989 - Exposição semi individual na Galeria Artestil, Curitiba – Exposição semi-individual na Galeria Arte Atual, Londrina – O Auto-retrato na Pintura Paranaense, Museu de Arte do Paraná,Curitiba – Mostra Ouro e Prata, 12 Artistas Convidados, H.Stern e Bico de Pena Galeria de Arte, Curitiba – Cocaco Galeria de Arte/30 Anos, Mostra de Aniversário da Galeria, Curitiba – Membro da Comissão Julgadora da 8a Mostra do Desenho Brasileiro, Curitiba. Membro do Conselho Consultivo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná.
1990 - Exposição individual em homenagem aos 60 anos do Artista, Museu de Arte Contemporânea, Curitiba – Artistas del Paraná, Embaixada do Brasil, Centro de Estudos Brasileños, Assunción, Paraguay – Parabéns Curitiba, Bico de Pena Espaço de Arte, Curitiba – Artistas Paranaenses, Pato Branco – Exposição Inaugural da Acervo Galeria de Arte, Curitiba – Membro da Comissão Julgadora da 11a Mostra de Arte da Telepar, Curitiba.
1991 - Artistas Paranaenses, Sala Miguel Bakun, Curitiba – Seletiva 22 anos da Galeria Ida e Anita, Curitiba – Seletiva Artestil Galeria de Arte, Curitiba. Membro da Comissão Julgadora do Salão Curitiba Arte 7, Curitiba.
1992 - Coletiva de Natal Ano 3, Acervo Galeria de Arte, Curitiba – Membro da Comissão Julgadora do 3o Salão de Arte Religiosa, Universidade Católica,Curitiba.
1993 - Curitiba Expressa em Arte, Museu Municipal de Arte, Curitiba – Integração do Cone Sul, Mostra de Artes Plásticas, Cascavel – Viaro/Reflexos na Arte Paranaense, Coletiva de Discípulos, Museu Guido Viaro, Curitiba.
1994 - Exposição individual retrospectiva “Do Passado ao Presente” no Museu de Arte da Universidade Católica, Curitiba – Geração 60, Galeria Municipal de Arte, Joinville, SC – Exposição individual Galeria de Arte Banestado, Curitiba – 12 Expoentes da Arte/94, Galeria Solar do Rosário, Curitiba – Coletiva inaugural da Galeria Girassol, Curitiba – Membro da Comissão Julgadora do 11o Salão Banestado de Artistas Inéditos, Curitiba.
1995 - Nomeado Diretor Geral da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Membro da Comissão Julgadora do 4o Salão de Arte de Itajaí, SC.
1996 - Exposição de obras do Acervo do Banestado, Galeria Banestado, Curitiba. Membro da Comissão Julgadora da 1a Bienal Reinaldo Manske de Belas Artes de Blumenau,SC.
1998 - Arte Paranaense, Movimento de Renovação, Galeria Caixa, Curitiba. Nomeado Diretor Geral da Secretaria de estado da Justiça e da Cidadania do Paraná.
1999 - Arte e Cultura, 40 anos, Museu da Universidade Católica do Paraná, Curitiba. Coletiva 11 Anos da Galeria Acervo, Curitiba – Exposição Talentos Paranaenses, Canal da Música, Curitiba – Designado membro do Conselho Consultivo do Museu Paranaense.
2001 - Exposição individual “Fernando Velloso e a poética da matéria” no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, comemorativa aos 50 anos de pintura do artista, Curitiba.
2002 - Exposição individual “Fernando Velloso und die Poetik der Materie” na Embaixada do Brasil na Alemanha, Berlim, com o patrocínio do ICBRA – Instituto Cultural Brasileiro na Alemanha – Exposição de lançamento do álbum Pintores Contemporâneos do Paraná, vol.II, no Solar do Rosário, Curitiba – Panorama da Arte Paranaense – Acervo do Estado do Paraná , Novo Museu, Curitiba.
2003 - Exposição “Um Olhar sobre a Arte Paranaense” – MON (Museu Oscar Niemeyer), Curitiba – Membro da Instância Suprema do Comitê Organizador da Capital Americana da Cultura 2003, dedidada a cidade de Curitiba – Exposição “Pintura” em Três Tempos” juntamente com Mazé Mendes e Adriana Brzezinski na Galeria de Arte do Clube Curitibano.Exposição individual na Galeria de Arte Fraletti & Rubbo, Curitiba.

OBRAS EM MUSEUS E INSTITUIÇÕES:
Musée d’Art Moderne de La Ville de Paris, Paris.
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.
Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Museu de Arte Moderna de Florianópolis, Florianópolis.
Museu de Arte de Joinville, Joinville.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba.
Museu Metropolitano de Arte, Curitiba.
Museu de Arte do Paraná, Curitiba.
Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Palácio da Justiça – Tribunal de Justiça do Paraná, Curitiba.
Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Curitiba.
Museu da Universidade Católica do Paraná, Curitiba.
Procuradoria Geral da Justiça do Estado do Paraná, Curitiba.
Secretaria de Estado da Indústria e Comércio,Curitiba.
Secretaria de Estado da Administração, Curitiba.
Imprensa Oficial do Estado do Paraná, Curitiba.

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Dicionário Crítico da Pintura no Brasil, J. R.Teixeira Leite.
Dicionário de Pintores Brasileiros, vol.2, Walmir Ayala.
Dicionário Histórico Biográfico do Paraná.
Artes Plásticas – Seu Mercado Seus Leilões, editora Julio Louzada.
Arte Brasil Hoje – 50 Anos Depois, Roberto Pontual.
Tradição e Contradição, Maria José Justino.
Viaro – Uma Permanente Descoberta, Orlando da Silva.
Auto Retrato de Bakun, Silvio Back.
Referência em Planejamento – Arte no Paraná I, Adalice Araújo.
Salão Paranaense – 35 Anos, Aderbal Fortes de Sá.
Pintores Contemporâneos do Paraná, vol.II, Edição Solar do Rosário.

VÍDEO:
A Arte de Fernando Velloso, Carlos Henrique Túlio – MAC – TVE Paraná.